Quando o porquê faz a diferença: o propósito que leva ao sucesso e é fonte de inspiração - Sextante
NEGÓCIOS

Quando o porquê faz a diferença: o propósito que leva ao sucesso e é fonte de inspiração

Quando o porquê faz a diferença: o propósito que leva ao sucesso e é fonte de inspiração

|

Compartilhe esse texto: Email
Quando o porquê faz a diferença: o propósito que leva ao sucesso e é fonte de inspiração

No princípio, era o porquê. Essa é a palavra-chave para Simon Sinek.

Ao analisar a trajetória de grandes líderes e empresas, ele identifica esse denominador comum, um propósito forte, uma comunhão tão orgânica com a ideia defendida que o reconhecimento dela é inevitável. O que Martin Luther King e ­Steve Jobs têm comum? É o porquê, ele diz. Um padrão no modo de pensar, agir e comunicar. Os grandes feitos da vida desses homens – ambos já mortos, porém jamais esquecidos – parte dessa mesma engrenagem que, de pergunta em pergunta, revela um motivo pelo qual vale a pena viver e lutar. Comece pelo porquê mostra como o encontro desse sentido é determinante para inspirar as pessoas e fazer a diferença.

O livro apresenta um caminho para compreender o uso desse propósito. O autor  afirma e sustenta que não vale a pena se enganar com algo que você não se conecta verdadeiramente. E se você não está motivado, como vai motivar o outro? O encontro do porquê, portanto, tem um quê de elétrico e contagiante, aponta um caminho que, mesmo difícil e repleto de provações, merece ser percorrido.

Há quase dez anos, Sinek ficou famoso ao expor essas ideias numa palestra, a TED Talk.  Comece pelo porquê é frutos desses apontamentos, um sucesso comercial, com mais de um milhão de exemplares vendidos. Anos depois, dessa vez numa parceria com David Mead e Peter Docker, ele lançou Encontre seu porquê, cujo título deixa claro se tratar de um guia de descobrimento desse propósito.

É preciso reforçar – assim como livros e vídeo – que esse porquê não está associado à rentabilidade, mas diz respeito a algo mais profundo: à causa (ou crença). Qual é a sua verdade? Responder a essa pergunta é essencial. Ao explicar o sucesso da Apple, ancorado na mensagem de desafio permanente passada pela empresa, Sinek lapida uma de suas mensagens mais importantes: “As pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porquê você faz”.

No livro, ele destaca outros dois elementos o quê e o como – que fazem parte da maneira de nos relacionarmos com o mundo. “Quando a maioria das organizações ou pessoas pensa, age ou se comunica, elas o fazem de fora para dentro, de O QUÊ para POR QUÊ, e por um bom motivo – vão do que é mais claro para o que é mais obscuro. Nós dizemos O QUE fazemos, às vezes dizemos COMO o fazemos, mas raramente dizemos POR QUE fazemos O QUE fazemos”, explica Sinek. Para o autor, conhecer o porquê não é única maneira de ser bem-sucedido, mas é a única de manter um sucesso duradouro e ter uma mescla melhor de inovação e flexibilidade.

Diante desse panorama sobre a força e o efeito do porquê, a pergunta natural parece ser: como encontrá-lo, enfim? Essa descoberta, o autor garante, injeta paixão instantânea no trabalho, não importa se você é empreendedor, funcionário ou líder de equipe. Sinek estabeleceu três etapas fundamentais. A primeira delas é selecionar histórias e compartilhá-las.

Em Encontre seu porquê, ele afirma que cada um de nós tem apenas um porquê e que ele reflete a expressão de quem realmente somos quando estamos na nossa melhor forma. O propósito está no nosso passado e, para encontrá-lo, é preciso reunir as memórias de maior destaque e examiná-las a fim de identificar conexões.

“Faça um esforço para lembrar as histórias que fizeram diferença na sua vida. Algumas recordações podem ser especialmente relevantes, mas muitas não serão. O que importa é a qualidade da memória, os detalhes específicos dos quais você se lembra e a emoção forte que sente ao contá-la a outra pessoa”, diz ele. Sinek aconselha que você faça uma lista de ao menos 10 memórias impactantes e, após selecionar algumas, compartilhe com um amigo/parceiro.

Em seguida, identifique os temas. É o segundo passo. A ideia é que seja um processo de redescoberta, em que você possa perceber detalhes sobre a vida e sua personalidade que haviam escapado: “À medida que o processo se desenrolar, uma ou duas pepitas parecerão brilhar com mais intensidade do que as outras”. Esses temas mais marcantes o levam ao terceiro passo: fazer uma declaração do porquê. Uma frase apenas, representada no livro dessa maneira:

DE MODO QUE

A primeira lacuna representa a contribuição que você faz para a vida dos outros. A segunda, o impacto da sua contribuição. Ele avisa: “Sua contribuição não é um produto ou um serviço. É aquilo em torno do qual tudo que você faz – as decisões que toma, as tarefas que executa, os produtos que vende – se alinha para produzir o impacto que você deslumbrou”.

Simek define assim o seu porquê: “Inspirar pessoas a fazerem as coisas que as inspiram, de modo que, juntos, possamos mudar o mundo”.

Já pensou sobre o seu porquê?

Este post foi escrito por:

Filipe Isensee

Filipe é jornalista, especialista em jornalismo cultural e mestrando do curso de Cinema e Audiovisual da UFF. Nasceu em Salvador, foi criado em Belo Horizonte e há oito anos mora no Rio de Janeiro, onde passou pelas redações dos jornais Extra e O Globo. Gosta de escrever: roteiros, dramaturgias, outras prosas e alguns poucos versos estão em seu radar.

Este post foi escrito por:

Filipe Isensee

Filipe é jornalista, especialista em jornalismo cultural e mestrando do curso de Cinema e Audiovisual da UFF. Nasceu em Salvador, foi criado em Belo Horizonte e há oito anos mora no Rio de Janeiro, onde passou pelas redações dos jornais Extra e O Globo. Gosta de escrever: roteiros, dramaturgias, outras prosas e alguns poucos versos estão em seu radar.

Tags: NEGÓCIOS
Livro

Simon Sinek

Tornou-se mundialmente conhecido ao popularizar o conceito do porque em sua primeira TED Talk. É fundador da Start With Why, instituição dedicada a produzir ferramentas e recursos para inspirar as pessoas, e autor de Comece pelo porque (Sextante), Líderes se servem por último (HSM) e Together is Better.

VER PERFIL COMPLETO
Livro

Simon Sinek

Tornou-se mundialmente conhecido ao popularizar o conceito do porque em sua primeira TED Talk. É fundador da Start With Why, instituição dedicada a produzir ferramentas e recursos para inspirar as pessoas, e autor de Comece pelo porque (Sextante), Líderes se servem por último (HSM) e Together is Better.

VER PERFIL COMPLETO
Livro

Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários? Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê. Ao […]

Simon Sinek

Tornou-se mundialmente conhecido ao popularizar o conceito do porque em sua primeira TED Talk. É fundador da Start With Why, instituição dedicada a produzir ferramentas e recursos para inspirar as pessoas, e autor de Comece pelo porque (Sextante), Líderes se servem por último (HSM) e Together is Better.

VER PERFIL COMPLETO
Livro

Com a ajuda de David Mead e Peter Docker – dois colaboradores que já conduziram o processo de Descoberta do Porquê em importantes empresas –, Sinek mostra como você pode descobrir o seu propósito e o da sua empresa seguindo etapas simples e diretas. “Acredito que a realização profissional é um direito e não um […]

Simon Sinek

Tornou-se mundialmente conhecido ao popularizar o conceito do porque em sua primeira TED Talk. É fundador da Start With Why, instituição dedicada a produzir ferramentas e recursos para inspirar as pessoas, e autor de Comece pelo porque (Sextante), Líderes se servem por último (HSM) e Together is Better.

VER PERFIL COMPLETO

1 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

“Juntos somos melhores”: uma fábula para falar sobre ambiente profissional tóxico
NEGÓCIOS

“Juntos somos melhores”: uma fábula para falar sobre ambiente profissional tóxico

Livro de Simon Sinek faz um elogio à união em torno de um propósito e lembra o real sentido da liderança de uma equipe: “Liderar é cuidar daqueles que estão sob o seu comando”

LER MAIS